Economia Circular

Em parceria com: 
Duração: 50 horas | Início: a definir (sujeito a um número mínimo de alunos) | Regime: Online | ECTS: 4 | Horário: 2ªs e 5ªs feiras em pós-laboral
Docentes: Ricardo Lopes Ferro e Sorahya Sacramento
Programa da Formação:
1. Introdução à Economia Circular:
1.1 Visão Holística da Sustentabilidade;
1.2 Ecologia Industrial;
1.3 Economia Azul;
1.4 Exemplos de empresas que desenvolvem seus modelos de negócio tendo a sustentabilidade como tema estratégico;
1.5 Pacto Ecológico Europeu;
1.6 Plano de Recuperação e Resiliência;
1.7 Seminário.
2. Modelos de Negócio:
2.1 Como fazer negócio eliminando geração de resíduos e impactos ambientais; circulando recursos e produtos em uso por mais tempo e regenerando os sistemas naturais;
2.2 Modelo(s) de gestão para implementar EC;
2.3 Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal;
2.4 Plano de Ação Economia Circular;
2.5 Como identificar um modelo de negócios que entregue VALOR ao mercado, ou seja, para todos os stakeholders;
2.6 Seminário.
3. Cadeia de Valor:
3.1 O que é VALOR no contexto da EC?
3.2 Cadeias produtivas e governança no contexto da economia circular;
3.3 Detalhe dos produtos chave e suas respetivas cadeias de valor (construção, eletrônicos, baterias de automóveis, embalagens, plásticos..);
3.4 Construção – iniciativa para implementação da EC através do projeto CircularBim;
3.6 Gestão de Resíduos e EC ;
3.7 Apresentação de empresa(s) que possa apresentar-se como exemplo e com boas práticas em EC.
4. Processos e Materiais:
4.1 Gestão por processos;
4.2 Gestão da tecnologia de forma mais democrática a partir da reconfiguração da governança dos processos produtivos;
4.3 Exemplos de Gestão por processos.
5. Conceção e Desenvolvimento:
5.1 Como desenvolver sistema de gestão para implementação das diretrizes da EC ligada à gestão para Sustentabilidade (identificar a correlação ou melhor, indicar que a gestão para EC faz parte do contexto de uma gestão para sustentabilidade.
6. Perspetiva de Ciclo de Vida:
6.1 Apresentar tecnicamente as 4 fases do CVP (Ciclo de Vida do Produto);
6.2 Mostrar o papel do CVP no contexto da governança no propósito da gestão da EC.
7. Comunicação:
7.1 Importância do Mapeamento das partes interessadas no processo de comunicação;
7.2 A importância da gestão de comunicação Interna e Externa no sucesso da implementação da EC.
8. Casos Práticos.
9. Apresentação do Projeto (alunos).
*O curso contará com a presença de diversos convidados
10. Emolumentos e Propinas
Propina: 500 euros (pagamento único no ato da inscrição)
Descontos:
-
- 15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
- 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
- 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)
– Condições especiais para estudantes estrangeirosData