Economia circular

Em parceria com:    apee

Duração: 50 horas | Início: a definir (sujeito a um número mínimo de alunos) | Regime: Online | ECTS: 4 | Horário: 2ªs e 5ªs feiras em pós-laboral

Docentes: Ricardo Lopes Ferro e Sorahya Sacramento

Programa da Formação:

1. Introdução à Economia Circular:

    1.1 Visão Holística da Sustentabilidade;

    1.2 Ecologia Industrial;

    1.3 Economia Azul;

    1.4 Exemplos de empresas que desenvolvem seus modelos de negócio tendo a sustentabilidade como tema estratégico;

    1.5 Pacto Ecológico Europeu;

    1.6 Plano de Recuperação e Resiliência;

    1.7 Seminário.

2. Modelos de Negócio:

    2.1 Como fazer negócio eliminando geração de resíduos e impactos ambientais; circulando recursos e produtos em uso por mais tempo e regenerando os sistemas naturais;

    2.2 Modelo(s) de gestão para implementar EC;

    2.3 Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal;

    2.4 Plano de Ação Economia Circular;

    2.5 Como identificar um modelo de negócios que entregue VALOR ao mercado, ou seja, para todos os stakeholders;

    2.6 Seminário.

3. Cadeia de Valor:

    3.1 O que é VALOR no contexto da EC?

    3.2 Cadeias produtivas e governança no contexto da economia circular;

    3.3 Detalhe dos produtos chave e suas respetivas cadeias de valor (construção, eletrônicos, baterias de automóveis, embalagens, plásticos..);

    3.4 Construção – iniciativa para implementação da EC através do projeto CircularBim;

    3.6 Gestão de Resíduos e EC ;

    3.7 Apresentação de empresa(s) que possa apresentar-se como exemplo e com boas práticas em EC.

4. Processos e Materiais:

    4.1 Gestão por processos;

    4.2 Gestão da tecnologia de forma mais democrática a partir da reconfiguração da governança dos processos produtivos;

    4.3 Exemplos de Gestão por processos.

5. Conceção e Desenvolvimento:

    5.1 Como desenvolver sistema de gestão para implementação das diretrizes da EC ligada à gestão para Sustentabilidade (identificar a correlação ou melhor, indicar que a gestão para EC faz parte do contexto de uma gestão para sustentabilidade.

6. Perspetiva de Ciclo de Vida:

    6.1 Apresentar tecnicamente as 4 fases do CVP (Ciclo de Vida do Produto);

    6.2 Mostrar o papel do CVP no contexto da governança no propósito da gestão da EC.

7. Comunicação:

    7.1 Importância do Mapeamento das partes interessadas no processo de comunicação;

    7.2 A importância da gestão de comunicação Interna e Externa no sucesso da implementação da EC.

8. Casos Práticos.

9. Apresentação do Projeto (alunos).

*O curso contará com a presença de diversos convidados

10. Emolumentos e Propinas

Propina: 500 euros (pagamento único no ato da inscrição)
Descontos:

    1. 15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
    2. 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
    3. 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)

– Condições especiais para estudantes estrangeirosData

Inscrito: 0 estudantes
Duração: 50