Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação
Parceiro: Direção: Ana Filipa Joaquim Início: 8 novembro 2024
Efetue a sua candidatura clicando neste link.
Apresentação
Esta Pós-Graduação visa dotar os seus participantes de ferramentas e instrumentos assentes em metodologias ativas com integração das Tecnologias Digitais no processo ensino-aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e formadores dos diversos graus de ensino e formação.
A aprendizagem baseada em metodologias ativas diversificadas é uma mais-valia para a estimulação e envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Através deste plano de estudos os participantes irão adquirir competências, instrumentos e ferramentas pelos para integração de metodologias ativas e tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem desde a aplicação, criação, avaliação e classificação.
Objetivos
- Criar e adaptar os recursos pedagógicos a metodologias ativas.
- Utilizar as tecnologias digitais em educação de forma ética e segura.
- Analisar e aplicar as tecnologias digitais com metodologias ativas.
- Desenvolver e avaliar os recursos educativos digitais.
- Compreender e aplicar as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem.
- Utilizar os princípios didáticos da Educação STEAM.
- Criar instrumentos de planificação e de avaliação das metodologias ativas e tecnologias digitais.
- Compreender e aplicar os pressupostos de uma educação positiva e para a felicidade.
- Desenvolver competências para formadores, educadores e docentes do ensino básico, secundário e profissional.
A realização do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação confere ainda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:
-
- Metodologias Ativas – Fundamentos e Práticas – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126453/24 (12 horas)
- Tipologias de Metodologias Ativas: do ensino básico ao ensino secundário – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126451/24 (16 horas)
- Flexibilização Curricular e Competências do Aluno – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126452/24 (12 horas)
- Do Planeamento à Avaliação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126449/24 (12 horas)
- Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126448/24 (12 horas)
Destinatários
Esta Pós-graduação tem como principais destinatários:
- Professores do Ensino Básico e Secundário;
- Formadores possuidores de CCP;
- Professores do Ensino Profissional.
Plano de Estudos
Unidade Curricular | ECTS | Duração |
Metodologias Ativas – Fundamentos e Práticas | 2 | 12 |
Educação Positiva | 2 | 12 |
Educação para a Felicidade | 2 | 12 |
Tipologias de Metodologias Ativas: do ensino básico ao ensino secundário | 3 | 16 |
Inbound Learning | 2 | 12 |
Flexibilização Curricular e Competências do aluno | 2 | 12 |
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino | 2 | 12 |
Didática da Educação STEAM | 2 | 12 |
Do planeamento à avaliação | 2 | 12 |
Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC | 2 | 12 |
Metodologias de Investigação | 2 | 12 |
Projeto Final | 3 | 12 |
Total | 26 | 148 |
Informações Importantes
- Data de Início: 08 novembro de 2024 (condicionada a um número mínimo de alunos)
- Data Limite de Candidatura: 01 novembro 2024
- Horário: Pós-laboral
- Duração: 148 horas
- Regime: E-Learning
Propinas e Emolumentos 2024/2025
- Candidatura: 60€ *
- Matrícula e Inscrição: 200€
- Propina: 1677,60 € (209,70 € x 8 meses)
- Seguro: 45€
- Certificado de habilitações: 158 €
- Descontos:
-
- 15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
- 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
- 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)
* Condições especiais para estudantes estrangeiros