Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação

Parceiro:     Pós-Graduações - Etacademy                     Direção: Ana Filipa Joaquim                                         Início: 8 novembro 2024


Efetue a sua candidatura clicando neste link.


Apresentação

Esta Pós-Graduação visa dotar os seus participantes de ferramentas e instrumentos assentes em metodologias ativas com integração das Tecnologias Digitais no processo ensino-aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e formadores dos diversos graus de ensino e formação.
A aprendizagem baseada em metodologias ativas diversificadas é uma mais-valia para a estimulação e envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Através deste plano de estudos os participantes irão adquirir competências, instrumentos e ferramentas pelos para integração de metodologias ativas e tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem desde a aplicação, criação, avaliação e classificação.

Objetivos

  • Criar e adaptar os recursos pedagógicos a metodologias ativas.
  • Utilizar as tecnologias digitais em educação de forma ética e segura.
  • Analisar e aplicar as tecnologias digitais com metodologias ativas.
  • Desenvolver e avaliar os recursos educativos digitais.
  • Compreender e aplicar as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem.
  • Utilizar os princípios didáticos da Educação STEAM.
  • Criar instrumentos de planificação e de avaliação das metodologias ativas e tecnologias digitais.
  • Compreender e aplicar os pressupostos de uma educação positiva e para a felicidade.
  • Desenvolver competências para formadores, educadores e docentes do ensino básico, secundário e profissional.

A realização do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação confere ainda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:

    • Metodologias Ativas – Fundamentos e Práticas – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126453/24 (12 horas)
    • Tipologias de Metodologias Ativas: do ensino básico ao ensino secundário – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126451/24 (16 horas)
    • Flexibilização Curricular e Competências do Aluno – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126452/24 (12 horas)
    • Do Planeamento à Avaliação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126449/24 (12 horas)
    • Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC – Registo de acreditação CCPFC/ACC-126448/24 (12 horas)

Destinatários

Esta Pós-graduação tem como principais destinatários:

  • Professores do Ensino Básico e Secundário;
  • Formadores possuidores de CCP;
  • Professores do Ensino Profissional.

Plano de Estudos

Unidade Curricular ECTS Duração
Metodologias Ativas – Fundamentos e Práticas 2 12
Educação Positiva 2 12
Educação para a Felicidade 2 12
Tipologias de Metodologias Ativas: do ensino básico ao ensino secundário 3 16
Inbound Learning 2 12
Flexibilização Curricular e Competências do aluno 2 12
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino 2 12
Didática da Educação STEAM 2 12
Do planeamento à avaliação 2 12
Operacionalidade das Metodologias Ativas e das TIC 2 12
Metodologias de Investigação 2 12
Projeto Final 3 12
Total 26 148

Informações Importantes

  • Data de Início: 08 novembro de 2024 (condicionada a um número mínimo de alunos)
  • Data Limite de Candidatura: 01 novembro 2024
  • Horário: Pós-laboral
  • Duração: 148 horas
  • Regime: E-Learning

Propinas e Emolumentos 2024/2025

  • Candidatura: 60€ *
  • Matrícula e Inscrição: 200€
  • Propina: 1677,60 € (209,70 € x 8 meses)
  • Seguro: 45€
  • Certificado de habilitações: 158 €
  • Descontos:
    1.       15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
    2.       10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
    3.       5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)

* Condições especiais para estudantes estrangeiros

Inscrito: 0 estudantes
Duração: 144