Gestão Empresarial Aplicada a Micro e Pequenas Empresas | 2ª Edição

Direção: Sérgio Resende Data de Início: 21 outubro 2025 1ª Fase de Seriação: 31 maio 2025
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Apresentação
Uma análise ao tecido empresarial português permite rapidamente concluir que este é quase na totalidade constituído por pequenas e microempresas. De acordo base de dados da PORDATA, em 2020, 96,1% das empresas eram microempresas (menos de 10 colaboradores e volume de negócios ou balanço total anual inferior a 2 milhões de euros) e 3,3% eram pequenas empresas (menos de 50 colaboradores e volume de negócios ou balanço total anual inferior a 10 milhões de euros e que não é microempresa). Este é um cenário semelhante à maioria dos países da Europa, especialmente na Europa do sul onde, como em Portugal, as micro e pequenas empresas assumem uma importância extremamente relevante.
A nível económico, é crucial apostar em setores de alta inovação e tecnologia e fortalecer as grandes empresas e as empresas exportadoras, mas não podemos ignorar de que aumentar a competitividade e volume de negócios das micro e pequenas empresas pode ser igualmente impactante para a economia nacional. Este último grupo de empresas, quando comparado com as grandes empresas, enfrenta um conjunto de obstáculos que originam o “estrangulamento” do negócio. Maior dificuldade de obter economias de escala, tesouraria apertada, dificuldades de acesso ao financiamento, maior dificuldade em lidar com um mercado laboral pouco flexível e legislação fiscal complexa e em conste alteração estão entre aqueles obstáculos. Para além disso, uma grande percentagem das micro e pequenas empresas é marcada pela falta de competências de gestão e de liderança, falta de uma rede de apoio e dificuldade de acesso a fornecedores de qualidade a preços acessíveis – ser pequeno dificulta em quase tudo, incluindo na capacidade de negociação.
Objetivos
Esta Pós-graduação surge com o objetivo de dotar os pequenos e microempresários, com uma incipiente formação em gestão, de um conjunto de competências, know-how e ferramentas de gestão que permitam ultrapassar os obstáculos identificados.
Trata-se de um curso fundamentalmente prático e pela sua abrangência encontra-se vocacionado não só para a realidade operacional, mas também tática e estratégica das pequenas e microempresas. Com esta formação, os formandos deverão ganhar conhecimentos que lhes permitam gerir e acompanhar os processos de gestão, que vão desde a preparação de modelo de um negócio, até à criação e administração de uma pequena ou micro empresa.
Destinatários
Esta Pós-graduação tem como principais destinatários:
- Empreendedores de ideias de negócio cuja formação em gestão seja diminuta ou incipiente e que pretendam melhorar as suas competências de gestão;
- Empresários em nome individual e trabalhadores independentes, que tenham recentemente criado empresa ou estejam em fase de criação;
- Dirigentes e profissionais, com formação de base diversificada, que assumam ou pretendam assumir funções de direção e gestão em pequenas e microempresas;
- Empresários de pequenas e microempresas que, apesar da sua larga experiência em fazer negócio, pretendam fazer um “upgrade” nas suas competências de gestão;
- Demais interessados em temáticas relacionadas com a gestão de pequenas e microempresas.
Plano de Estudos
O plano curricular da Pós-graduação está estruturado num conjunto de unidades curriculares, divididos em três módulos, que abrangem, por um lado, todo o processo de estruturação de uma ideia e modelo de negócio, por outro lado, todo o processo de criação e administração de uma empresa, e por fim mecanismos de controlo de performance e gestão. Os formandos poderão optar por inscrever-se na Pós-graduação na íntegra ou inscrever-se em apenas 1 ou 2 dos módulos oferecidos em função das suas necessidades de formação.
Unidade Curricular | ECTS | Duração | Corpo Docente |
Módulo 1 – Preparação de modelo de negócio (76 horas) |
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Análise estratégica e planeamento estratégico | 2 | 16 | Marco Lamas |
Elaboração de modelos de negócio e plano operacional | 2 | 16 | Marco Lamas |
Inovação e transformação empresarial | 2 | 16 | Fernando Machado |
Marketing para pequenos negócios e PME | 2 | 16 | Pedro Fonseca |
Financiamento e Incentivos ao Investimento | 1 | 12 | Paulo Rosa |
Módulo 2 – Criação e Administração de empresas (56 horas) |
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O processo de constituição de empresa | 1 | 8 | Ana Patrícia Cardoso |
A gestão fiscal da empresa: IVA, IRS, IRC | 2 | 16 | Álvaro Carvalho |
Introdução à contabilidade e demonstrações financeiras | 2 | 16 | Joaquim Silva |
Gestão Administrativa de recursos humanos | 1 | 12 | Natália Costa |
Finanças Empresariais e Performance Financeira | 2 | 16 | José Neto |
Módulo 3 – Controlo de performance e gestão (48 horas) |
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Criação de pequenos sistemas de gestão | 2 | 16 | Sérgio Resende |
Gestão de riscos de projetos | 2 | 16 | Sérgio Resende |
Análise e controlo de riscos e performance | 1 | 12 | Sérgio Resende |
Projeto simulação de criação/reestruturação de empresa e plano estratégico | 2 | 16 | Carlos Miguel |
Total | 24 | 204 |
Informações Importantes
- Data de início: 21 outubro 2025 (condicionada a um número mínimo de alunos)
- 1ª Fase seriação: 31 maio 2025
- Horário: Terças-feiras e Quintas-feiras das 19h00 às 23h00
- Duração: 204 horas
- Regime: E-learning
Propinas e Emolumentos 2025/2026
- Candidatura: 60€ *
- Matrícula e Inscrição: 200€
- Seguro: 47€
- Propina: 1419,50€ (141,95€ x 10 meses)
- Certificado de habilitações: 160€
- Descontos:
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- 15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
- 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
- 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)
* Condições especiais para estudantes estrangeiros