Pós-Graduação | Gestão de Bibliotecas Escolares

Direção
José Neto e Graça Barão
Contexto
A Biblioteca Escolar assume atualmente, na escola, um papel preponderante e decisivo no apoio ao Ensino-Aprendizagem e no processo educativo, em diversos domínios: no desenvolvimento das literacias, das competências de informação, da consciência cultural e social.
A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e a crescente importância conferida à informação e ao seu valor como recurso essencial para a construção do conhecimento, confere às bibliotecas escolares novas funções, exigindo profissionais habilitados.
Nesse contexto, pretende-se, com esta pós-graduação, dotar os professores bibliotecários e suas equipas das ferramentas e conhecimentos necessários à organização, tratamento técnico, gestão e planeamento de serviços da Biblioteca Escolar, de modo a responder às exigências da escola atual.
Só assim, as Bibliotecas Escolares poderão constituir-se como parceiros indispensáveis na formação das crianças e jovens, contribuindo efetivamente para o sucesso escolar e educativo.
Objetivos
- O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares visa dotar os formandos de conhecimentos e competências especiais em informação e biblioeconomia que lhes permitam organizar, gerir e dinamizar bibliotecas escolares no contexto dos desafios do século XXI.
- O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares confere a atribuição de 35 pontos para efeito de candidatura ao cargo de professor bibliotecário, de acordo com a Portaria 192-A/2015 de 29 de julho.
- A realização do curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares confere ainda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:
- A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias – Registo de acreditação CCPFC/ACC-119156/23 (30 horas)
- Educação e Sociedade da Informação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118500/22 (30 horas)
- Gestão de Coleções – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118420/22 (15 horas)
- Gestão da Informação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118669/22 (30 horas)
- Leitura e Literacias I – Registo de acreditação CCPFC/ACC-120341/23 (20 horas)
Destinatários
- Professores bibliotecários
- Membros de equipas de Bibliotecas escolares
- Professores com interesses na área das Bibliotecas Escolares
- Licenciados
Horário
Formação à distância (e-learning), sendo a gestão das horas agendada entre alunos e docentes.
Data de Início
20-11-2023 (sujeito a um número mínimo de alunos)
Data Limite de Candidatura
15-11-2023
Plano de Estudos
Unidade Curricular | ECTS | Horas |
---|---|---|
Ambiente Online | n/a | 10 |
A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias | 4 | 30 |
Educação, Sociedade e Informação | 4 | 30 |
Leitura e Literacias I | 3 | 20 |
Leitura e Literacias II | 3 | 20 |
Gestão da Biblioteca Escolar | 4 | 30 |
Gestão da Informação | 4 | 30 |
Catalogação | 5 | 35 |
Gestão de Colecções | 3 | 15 |
Indexação | 5 | 35 |
Total | 35 | 255 |
Propinas e Emolumentos (2023/2024)
- Candidatura: 40€ *
- Matrícula e Inscrição: 195€
- Seguro: 40€
- Propina: 1422€ (158€ x 9meses)
- Certificado de habilitações: 158€
- Descontos:
-
- 15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
- 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
- 5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)
* Condições especiais para estudantes estrangeiros