Pós-Graduação | Gestão de Bibliotecas Escolares

Gestão de Bibliotecas Escolares

Direção

José Neto e Graça Barão

Contexto

A Biblioteca Escolar assume atualmente, na escola, um papel preponderante e decisivo no apoio ao Ensino-Aprendizagem e no processo educativo, em diversos domínios: no desenvolvimento das literacias, das competências de informação, da consciência cultural e social.

A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e a crescente importância conferida à informação e ao seu valor como recurso essencial para a construção do conhecimento, confere às bibliotecas escolares novas funções, exigindo profissionais habilitados.

Nesse contexto, pretende-se, com esta pós-graduação, dotar os professores bibliotecários e suas equipas das ferramentas e conhecimentos necessários à organização, tratamento técnico, gestão e planeamento de serviços da Biblioteca Escolar, de modo a responder às exigências da escola atual.

Só assim, as Bibliotecas Escolares poderão constituir-se como parceiros indispensáveis na formação das crianças e jovens, contribuindo efetivamente para o sucesso escolar e educativo.

Objetivos

  • O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares visa dotar os formandos de conhecimentos e competências especiais em informação e biblioeconomia que lhes permitam organizar, gerir e dinamizar bibliotecas escolares no contexto dos desafios do século XXI.
  • O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares confere a atribuição de 35 pontos para efeito de candidatura ao cargo de professor bibliotecário, de acordo com a Portaria 192-A/2015 de 29 de julho.
  • A realização do curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares confere ainda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:
    • Educação e Sociedade da Informação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118500/22 (30 horas)
    • Gestão de Coleções – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118420/22 (15 horas)
    • Gestão da Informação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118669/22 (30 horas)

Destinatários

  • Professores bibliotecários
  • Membros de equipas de Bibliotecas escolares
  • Professores com interesses na área das Bibliotecas Escolares
  • Licenciados

Horário

Formação à distância (e-learning), sendo a gestão das horas agendada entre alunos e docentes.

Data de Início

Outubro de 2022 (data condicionada a um mínimo de alunos inscritos)

Plano de Estudos

Unidade Curricular ECTS Horas
Ambiente Online n/a 10
A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias 4 30
Educação, Sociedade e Informação 4 30
Leitura e Literacias I 3 20
Leitura e Literacias II 3 20
Gestão da Biblioteca Escolar 4 30
Gestão da Informação 4 30
Catalogação 5 35
Gestão de Colecções 3 15
Indexação 5 35
Total 35 255

EMOLUMENTOS E PROPINAS

  • Candidatura: 45€ *
  • Propina: 1364€ (124€ x 11 meses)
  • Descontos:
    1.       15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
    2.       10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
    3.       5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)
* Condições especiais para estudantes estrangeiros

Direção
Liliana Alves e Sérgio Resende

 

Enquadramento

Uma análise ao tecido empresarial português permite rapidamente concluir que este é quase na totalidade constituído por pequenas e microempresas. De acordo base de dados da PORDATA, em 2020, 96,1% das empresas eram microempresas (menos de 10 colaboradores e volume de negócios ou balanço total anual inferior a 2 milhões de euros) e 3,3% eram pequenas empresas (menos de 50 colaboradores e volume de negócios ou balanço total anual inferior a 10 milhões de euros e que não é microempresa). Este é um cenário semelhante à maioria dos países da Europa, especialmente na Europa do sul onde, como em Portugal, as micro e pequenas empresas assumem uma importância extremamente relevante.

A nível económico, é crucial apostar em setores de alta inovação e tecnologia e fortalecer as grandes empresas e as empresas exportadoras, mas não podemos ignorar de que aumentar a competitividade e volume de negócios das micro e pequenas empresas pode ser igualmente impactante para a economia nacional. Este último grupo de empresas, quando comparado com as grandes empresas, enfrenta um conjunto de obstáculos que originam o “estrangulamento” do negócio. Maior dificuldade de obter economias de escala, tesouraria apertada, dificuldades de acesso ao financiamento, maior dificuldade em lidar com um mercado laboral pouco flexível e legislação fiscal complexa e em conste alteração estão entre aqueles obstáculos. Para além disso, uma grande percentagem das micro e pequenas empresas é marcada pela falta de competências de gestão e de liderança, falta de uma rede de apoio e dificuldade de acesso a fornecedores de qualidade a preços acessíveis – ser pequeno dificulta em quase tudo, incluindo na capacidade de negociação.

Objetivos

Esta Pós-graduação surge com o objetivo de dotar os pequenos e microempresários, com uma incipiente formação em gestão, de um conjunto de competências, know-how e ferramentas de gestão que permitam ultrapassar os obstáculos identificados.

Trata-se de um curso fundamentalmente prático e pela sua abrangência encontra-se vocacionado não só para a realidade operacional, mas também tática e estratégica das pequenas e microempresas. Com esta formação, os formandos deverão ganhar conhecimentos que lhes permitam gerir e acompanhar os processos de gestão, que vão desde a preparação de modelo de um negócio, até à criação e administração de uma pequena ou micro empresa.

Destinatários

Esta Pós-graduação tem como principais destinatários:

§  Empreendedores de ideias de negócio cuja formação em gestão seja diminuta ou incipiente e que pretendam melhorar as suas competências de gestão;

§  Empresários em nome individual e trabalhadores independentes, que tenham recentemente criado empresa ou estejam em fase de criação;

§  Dirigentes e profissionais, com formação de base diversificada, que assumam ou pretendam assumir funções de direção e gestão em pequenas e microempresas;

§  Empresários de pequenas e microempresas que, apesar da sua larga experiência em fazer negócio, pretendam fazer um “upgrade” nas suas competências de gestão;

§  Demais interessados em temáticas relacionadas com a gestão de pequenas e microempresas.

Estrutura da Pós-graduação

O plano curricular da Pós-graduação está estruturado num conjunto de unidades curriculares, divididos em três módulos, que abrangem, por um lado, todo o processo de estruturação de uma ideia e modelo de negócio, por outro lado, todo o processo de criação e administração de uma empresa, e por fim mecanismos de controlo de performance e gestão. 

Módulo 1 – Preparação de modelo de negócio (72 horas)

ECTS

Duração

Análise de contextos de negócio – análise estratégica

1

12

Elaboração de modelo de negócios e mapa de controlo

2

16

Planeamento estratégico e operacional

2

16

Marketing para pequenos negócios e PME

2

16

Financiamento e Incentivos ao Investimento 

1

12

Módulo 2 – Criação e Administração de empresas (56 horas)

ECTS

Duração

O processo de constituição de empresa

1

8

A gestão fiscal da empresa: IVA, IRS, IRC

2

16

Introdução à contabilidade e demonstrações financeiras

2

16

Gestão Administrativa de recursos humanos 

1

12

Finanças Empresariais e Performance Financeira

 

16

Módulo 3 – Controlo de performance e gestão (48 horas)

ECTS

Duração

Criação de pequenos sistemas de gestão

2

16

Gestão de riscos de projetos

2

16

Análise e controlo de riscos e performance

1

12

Projeto simulação de criação/reestruturação de empresa e plano estratégico

2

16


Os formandos poderão optar por inscrever-se na Pós-graduação na íntegra ou inscrever-se em apenas 1 ou 2 dos módulos oferecidos em função das suas necessidades de formação.

 

Duração e Horário

O curso terá um total de 200 horas, com início em Janeiro de 2023 e término em setembro 2023, em regime pós-laboral (3ª feira das 19h00 às 22h00 e 5ª feira das 19h00 às 22h00), distribuídas por 3 módulos.


Data limite de candidatura

13 de janeiro de 2023

 

Data de Início

20 de janeiro de 2023 (condicionada a um número mínimo de alunos)

 

Regime

E-Learning

Emolumentos e Propinas

Candidatura: 45€ *

Propina:

Pós-graduação na íntegra – 1600€ (160€ x 10 meses)

Módulo 1 – 720 € (180€ x 4 meses)

Módulo 2 – 675 € (225€ x 3 meses)

Módulo 3 – 600 € (200€ x 3 meses)

 

Descontos:

       15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT

       10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo

       5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)

* Condições especiais para estudantes estrangeiros

Inscrito: 0 estudantes
Duração: 255