Gestão Empresarial Aplicada a Micro e Pequenas Empresas

Direção: Sérgio Resende                                             Data de Início: 25 de Novembro 2024


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Enquadramento

Uma análise ao tecido empresarial português permite rapidamente concluir que este é quase na totalidade constituído por pequenas e microempresas. De acordo base de dados da PORDATA, em 2020, 96,1% das empresas eram microempresas (menos de 10 colaboradores e volume de negócios ou balanço total anual inferior a 2 milhões de euros) e 3,3% eram pequenas empresas (menos de 50 colaboradores e volume de negócios ou balanço total anual inferior a 10 milhões de euros e que não é microempresa). Este é um cenário semelhante à maioria dos países da Europa, especialmente na Europa do sul onde, como em Portugal, as micro e pequenas empresas assumem uma importância extremamente relevante.

A nível económico, é crucial apostar em setores de alta inovação e tecnologia e fortalecer as grandes empresas e as empresas exportadoras, mas não podemos ignorar de que aumentar a competitividade e volume de negócios das micro e pequenas empresas pode ser igualmente impactante para a economia nacional. Este último grupo de empresas, quando comparado com as grandes empresas, enfrenta um conjunto de obstáculos que originam o “estrangulamento” do negócio. Maior dificuldade de obter economias de escala, tesouraria apertada, dificuldades de acesso ao financiamento, maior dificuldade em lidar com um mercado laboral pouco flexível e legislação fiscal complexa e em conste alteração estão entre aqueles obstáculos. Para além disso, uma grande percentagem das micro e pequenas empresas é marcada pela falta de competências de gestão e de liderança, falta de uma rede de apoio e dificuldade de acesso a fornecedores de qualidade a preços acessíveis – ser pequeno dificulta em quase tudo, incluindo na capacidade de negociação.

Objetivos

Esta Pós-graduação surge com o objetivo de dotar os pequenos e microempresários, com uma incipiente formação em gestão, de um conjunto de competências, know-how e ferramentas de gestão que permitam ultrapassar os obstáculos identificados.

Trata-se de um curso fundamentalmente prático e pela sua abrangência encontra-se vocacionado não só para a realidade operacional, mas também tática e estratégica das pequenas e microempresas. Com esta formação, os formandos deverão ganhar conhecimentos que lhes permitam gerir e acompanhar os processos de gestão, que vão desde a preparação de modelo de um negócio, até à criação e administração de uma pequena ou micro empresa.

Destinatários

Esta Pós-graduação tem como principais destinatários:

  • Empreendedores de ideias de negócio cuja formação em gestão seja diminuta ou incipiente e que pretendam melhorar as suas competências de gestão;
  • Empresários em nome individual e trabalhadores independentes, que tenham recentemente criado empresa ou estejam em fase de criação;
  • Dirigentes e profissionais, com formação de base diversificada, que assumam ou pretendam assumir funções de direção e gestão em pequenas e microempresas;
  • Empresários de pequenas e microempresas que, apesar da sua larga experiência em fazer negócio, pretendam fazer um “upgrade” nas suas competências de gestão;
  • Demais interessados em temáticas relacionadas com a gestão de pequenas e microempresas.

Plano de Estudos

O plano curricular da Pós-graduação está estruturado num conjunto de unidades curriculares, divididos em três módulos, que abrangem, por um lado, todo o processo de estruturação de uma ideia e modelo de negócio, por outro lado, todo o processo de criação e administração de uma empresa, e por fim mecanismos de controlo de performance e gestão. Os formandos poderão optar por inscrever-se na Pós-graduação na íntegra ou inscrever-se em apenas 1 ou 2 dos módulos oferecidos em função das suas necessidades de formação.

 

Unidade Curricular ECTS Duração Professor
Módulo 1 – Preparação de modelo de negócio (76 horas)
Análise estratégica e planeamento estratégico 2 16 Marco Lamas
Elaboração de modelos de negócio e plano operacional 2 16 Marco Lamas
Inovação e transformação empresarial 2 16 Fernando Machado
Marketing para pequenos negócios e PME 2 16 Pedro Fonseca
Financiamento e Incentivos ao Investimento 1 12 Paulo Rosa
Módulo 2 – Criação e Administração de empresas (56 horas)
O processo de constituição de empresa 1 8 Ana Patrícia Cardoso
A gestão fiscal da empresa: IVA, IRS, IRC 2 16 Álvaro Carvalho
Introdução à contabilidade e demonstrações financeiras 2 16 Joaquim Silva
Gestão Administrativa de recursos humanos 1 12 Natália Costa
Finanças Empresariais e Performance Financeira 2 16 José Neto
Módulo 3 – Controlo de performance e gestão (48 horas)
Criação de pequenos sistemas de gestão 2 16 Sérgio Resende
Gestão de riscos de projetos 2 16 Sérgio Resende
Análise e controlo de riscos e performance 1 12 Sérgio Resende
Projeto simulação de criação/reestruturação de empresa e plano estratégico 2 16 Carlos Miguel
Total 24 204

Informações Importantes

  • Data de início: 25 novembro 2024 (condicionada a um número mínimo de alunos)
  • Data limite de candidatura: 18 novembro 2024
  • Horário: Terças-feiras e Quintas-feiras (19h00 às 23h00)
  • Duração: 204 horas
  • Regime: B-learning

Propinas e Emolumentos 2024/2025

  • Candidatura: 60€ *
  • Matrícula e Inscrição: 200€
  • Seguro: 45€
  • Propina: 1419,50€ (141,95€ x 10 meses)
  • Certificado de habilitações: 158€
  • Descontos:
    1.       15% da propina para antigos alunos ISLA-IPGT
    2.       10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona e Entidades com protocolo
    3.       5% pronto pagamento (acumulável com os descontos anteriores)

* Condições especiais para estudantes estrangeiros

Inscrito: 0 estudantes
Duração: 204