Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais para a Educação

Direção
Ana Filipa Joaquim
Apresentação do Curso
Esta Pós-Graduação visa dotar os seus participantes de ferramentas e instrumentos assentes em metodologias ativas com integração das Tecnologias Digitais no processo ensino-aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e formadores dos diversos graus de ensino e formação.
A aprendizagem baseada em metodologias ativas diversificadas é uma mais-valia para a estimulação e envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Através deste plano de estudos os participantes irão adquirir competências, instrumentos e ferramentas pelos para integração de metodologias ativas e tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem desde a aplicação, criação, avaliação e classificação.
Objetivos
- Criar e adaptar os recursos pedagógicos a metodologias ativas
- Utilizar as tecnologias digitais em educação de forma ética e segura
- Analisar e aplicar as tecnologias digitais com metodologias ativas
- Desenvolver e avaliar os recursos educativos digitais
- Compreender e aplicar as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem
- Utilizar os princípios didáticos da Educação STEAM
- Criar instrumentos de planificação e de avaliação das metodologias ativas e tecnologias digitais
- Compreender e aplicar os pressupostos de uma educação positiva e para a felicidade
- Desenvolver competências para formadores, educadores e docentes do ensino básico, secundário e profissional
Destinatários
Esta Pós-graduação tem como principais destinatários:
- Professores do Ensino Básico e Secundário
- Formadores possuidores de CCP
- Professores do Ensino Profissional
Estrutura da Pós-graduação
Regime
E-Learning