Gestão de Bibliotecas Escolares | 6ª Edição

Direção

José Neto e Graça Barão

Contexto

A Biblioteca Escolar assume atualmente, na escola, um papel preponderante e decisivo no apoio ao Ensino-Aprendizagem e no processo educativo, em diversos domínios: no desenvolvimento das literacias, das competências de informação, da consciência cultural e social.

A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e a crescente importância conferida à informação e ao seu valor como recurso essencial para a construção do conhecimento, confere às bibliotecas escolares novas funções, exigindo profissionais habilitados.

Nesse contexto, pretende-se, com esta pós-graduação, dotar os professores bibliotecários e suas equipas das ferramentas e conhecimentos necessários à organização, tratamento técnico, gestão e planeamento de serviços da Biblioteca Escolar, de modo a responder às exigências da escola atual.

Só assim, as Bibliotecas Escolares poderão constituir-se como parceiros indispensáveis na formação das crianças e jovens, contribuindo efetivamente para o sucesso escolar e educativo.

Objetivos

  • O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares visa dotar os formandos de conhecimentos e competências especiais em informação e biblioeconomia que lhes permitam organizar, gerir e dinamizar bibliotecas escolares no contexto dos desafios do século XXI.
  • O curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares confere a atribuição de 35 pontos para efeito de candidatura ao cargo de professor bibliotecário, de acordo com a Portaria 192-A/2015 de 29 de julho.
  • A realização do curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares confere ainda acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua dos seguintes módulos na Modalidade de Curso de Formação:
    • A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias – Registo de acreditação CCPFC/ACC-119156/23 (30 horas) 
    • Educação e Sociedade da Informação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118500/22 (30 horas)
    • Gestão de Coleções – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118420/22 (15 horas)
    • Gestão da Informação – Registo de acreditação CCPFC/ACC-118669/22 (30 horas)
    • Leitura e Literacias I – Registo de acreditação CCPFC/ACC-120341/23 (20 horas)

Destinatários

  • Professores bibliotecários
  • Membros de equipas de Bibliotecas escolares
  • Professores com interesses na área das Bibliotecas Escolares
  • Licenciados

Plano de Estudos

Unidade Curricular ECTS Horas
Ambiente Online n/a 10
A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias 4 30
Educação, Sociedade e Informação 4 30
Leitura e Literacias I 3 20
Leitura e Literacias II 3 20
Gestão da Biblioteca Escolar 4 30
Gestão da Informação 4 30
Catalogação 5 35
Gestão de Colecções 3 15
Indexação 5 35
Total 35 255

 

Inscrito: 0 estudantes
Duração: 255